sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PRF: cai número de acidentes, mas sobem mortes em estradas

O último feriado nacional antes das festas de final de ano terminou com 1.901 acidentes, 1.170 feridos e 93 mortes

Da Redação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma queda no número de acidentes em estradas durante o feriado de Finados, em relação ao feriado anterior (Nossa Senhora Aparecida), mas um número maior de mortes, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (3).

O último feriado nacional antes das festas de final de ano terminou com 1.901 acidentes, 1.170 feridos e 93 mortes em 65 mil km de rodovias brasileiras, entre 0h de sexta-feira (30) e 24h de segunda-feira (2). No feriado de Nossa Senhora Aparecida, foram registrados 2.217 acidentes, 88 mortes e 1.389 feridos.

Segundo a PRF, a sequência de finais de semana prolongados, iniciada pelo feriado de Independência, revelou tendência de queda nos índices gerais de violência nas estradas. Em 2007, quando a frota de veículos no Brasil era 17% menor, a polícia registrou 12% a mais de mortes no mesmo feriado de Finados.

Rio Grande do Sul, Bahia e Maranhão foram decisivos para as estatísticas nacionais, principalmente na somatória de mortes. O estado gaúcho, que durante a Operação Padroeira registrou uma única morte, neste feriado somou oito vítimas fatais, sendo quatro em uma mesma ocorrência.

Nas últimas 96 horas, a Bahia contabilizou nove óbitos, contra quatro no período anterior. E o Maranhão, que não registrou nenhuma morte no feriado de 12 de outubro, saiu desta operação com quatro vítimas fatais.

O estado de Minas Gerais, por outro lado, reduziu todos os índices, mas ainda assim lidera o ranking de números absolutos, com 253 acidentes, 15 mortes e 145 feridos.

Leia mais notícias de Brasil
Leia mais sobre acidentes de carro

Nenhum comentário: